sexta-feira, 21 de março de 2008

Haja Santa Ignorância!

Parece que o que sonho nem sempre convém. Mas digo-vos são sonhos de todos os tipos. Sim, são-no porque sou uma sonhadora. Dizem! E tanto dizem, que até já me ofereceram dois caçadores de sonhos.
É preciso pendurá-los no tecto do nosso quarto para que os maus sonhos fiquem retidos ali. Mas eu acho que não tenho maus sonhos. Tenho é duvidas. E essas dúvidas são apresentadas em sonhos ou resolvidas em sonhos. Faço-me entender?
Dou muito atenção aos meus sonhos. Interpreto-os timtim por timtim, para que não me restem dúvidas. Vou a dicionários de símbolos, de sonhos, associo à minha vida, conto a outras pessoas e outras coisas que não vou poder escrever porque às vezes a verdade é muito má. Aprendi isso num sonho. Nem sempre estamos prontos para lidar com a verdade. EU NEM SEMPRE ESTOU PRONTA PARA LIDAR COM A VERDADE! E a verdade é esta:
Estou cansada e apetece-me gritar para a opinião pública que sou PESSOA! Estou cansada de mandar currículos e nem sequer receber um email a acusar a recepção deste. Que falta de consideração. Para onde caminhamos nós?! Fico mesmo triste. Já nem é pela ideia de "não arranjo emprego" é mesmo pela falta de consideração que estamos a semear.
Será que peço muito? Já sei, já sei. Não vou mudar o mundo. Mas porque não? Se vejo que caminhamos, se é que já não estamos, para uma coisa que nem sei que nome lhe hei-de dar, porque não devo lutar por pessoas?
Ahh, é bom saber que há gente pior do que eu... isso pensa quem não sonha, quem não se conhece, quem não merece mas pensa que pode.
A mim, desde sempre me ensinaram a olhar pelo outro e para o outro. Mas se calhar só me ensinaram a mim. Ahhhh sou inteligente, dizem. Mas para que serve tal inteligência se nem sequer me dão ouvidos. Pois, sou sonhadora, dizem.
E dizem, não se cansam de dizer. Lá lá lá lá lá lá lá lá. Já nem os posso ouvir. É bom saber que existe o outro, e que esse outro está pior que nós. E melhor ainda, é nas atitudes que se mostra isso.
A época do "Então está tudo?" e ter como resposta "Está tudo." é fantástica. Onda positiva, porque de ciência não se pode chamar. Não vale a pena dar voz à decepção, à melancolia, ao vazio, porque se ela se espalha temos castástrofe humana. Por isso, Está tudo!
E está. Venha o anti-depressivo, a velocidade na estrada, os copos a mais, a ganza, as patologias mentais, os crimes, os desaparecimentos, os suicídios. Venham eles!
E venham, sabem porque?!
Porque não se sabe o que é o OUTRO nem se sente.
Mas minha gente, o OUTRO...SOU EU!

4 comentários:

Anónimo disse...

Joana,
A tristeza é má conselheira, venha junto daqueles que ama e, aí, diga tudo o que lhe vai na alma.
Um desabafo, um f...-se,tudo!
Lembre-se do homem dos bois! e nunca esqueça aqueles seus companheiros, de uns dias atrás,aquele sorriso de orelha a orelha,...
Bem haja e muitas amêndoas doces,...adri

pasta7 disse...

porca miséria

hugo37 disse...

Não, não!! Alto lá, muita calma nessa hora. O outro, sou Eu!!
Olha agora o outro és tú, queres ver?? Eu sempre a penser que era eu e vinhas agora dizer-me que afinal o outro és tú...
O outro somos nós, mas também são eles.
A dualidade que partilhamos sob o falso pretexto da individualidade, há-de convergir um dia para a unidade e essa parte de mim que agora se te manifesta com tristeza, é bom que esteja preparada, para meu bem e portanto para teu.
Um beijo e um queijo Limiano

Anónimo disse...

Joana,
O outro somos nós.Diz o Hugo e muito bem.
Se eu tivesse, 25 poderia ser eu?
Como tenho 52, so pode ser o outro!
Boa viagem e que encontres aquilo que procuras, neste portugal diferente.
Um beijinho,adri7